domingo, 14 de agosto de 2011

Erros "gráficos"!

Olá pessoal ! piscando

Encontrei uma notícia que saiu nos jornais há alguns anos, sobre a venda de caminhões das marcas Volvo, Scania, Chevrolet e Mercedes Benz.
A propaganda diz que de todos os caminhões vendidos nos últimos 10 anos, Volvo é a marca com o maior percentual de caminhões que ainda estão em uso.
Segue o gráfico:
Houve resposta imediata concorrência e Campo jornal de domingo apareceu uma propaganda mostrando caminhões Scania, com uma outra figura, o mesmo informação apresentada pela Volvo, mas sob outro ponto de vista, vejam:

À primeira vista, os gráficos são diferentes, mas se você prestar atenção, o eixo onde
marcou a porcentagem de primeiro gráfico não começar do zero.
As percentagens de retorno variam apenas entre 94% e 99%. visualmente o primeiro gráfico esta diferença parece muito maior. Em contraste, o segundo gráfico mostra igualar o desempenho dos quatro marcas de caminhões pesquisados.
As informações em ambos os gráficos é o mesmo, mas apresentado de outra maneira jogo. Só mudando a escala em um eixo, o gráfico parece dar informações que não é realmente correta. Ninguém pode dizer que nenhuma das empresas se encontram, mas apresenta as informações de uma forma que os favorece.

É isso aí! mostrando a língua

Fonte: http://tintafresca.com.ar/_docs/Problema7.pdf

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